Tratamento de animais obesos – Dupla de sucesso
Estima- se que, atualmente uma grande percentagem de animais seja obeso. Ter excesso de peso é um risco para a saúde e bem-estar do seu animal.
Como dono pode e deve ajudá-lo a perder peso e muitas vezes o sucesso está na motivação do dono.
A obesidade é a acumulação excessiva de gordura no organismo causada, normalmente, pela ingestão de uma quantidade de calorias que é superior ao valor utilizado pelo organismo para manutenção e realização de atividades físicas, ou seja, a obesidade acontece quando o animal come mais calorias do que aquelas que gasta.
Um animal é considerado obeso quando o seu peso corporal está 15% ou mais acima do peso ideal.
Quando um animal tem o peso ideal as costelas não são visíveis, mas facilmente palpáveis e quando observado de cima conseguimos observar uma cintura visível.
Em excesso de peso as costelas não são visíveis e são difíceis de apalpar. A cintura está pouco evidente e consegue se perceber gordura na base da cauda no caso do cão e no abdómen no caso do gato.
Num estado de obesidade as costelas não são visíveis nem palpáveis e existe uma elevada acumulação de gordura no tórax. Não tem qualquer cintura e está torneado por completo de gordura.
É bastante importante manter o seu animal com o peso ideal porque a gordura acumula-se justamente aos órgãos vitais, como o coração, comprimindo-os e impedindo-os de realizar as suas funções. Diminui também a mobilidade e dificulta a realização de exercício físico até mesmo o simples caminhar. Prejudica a qualidade e esperança média de vida e aumenta o risco de desenvolvimento de outras doenças.
Tenho um animal obeso, e agora?
Consoante a situação o que é sempre aconselhado é marcar uma consulta com o seu médico veterinário. Contudo não se esqueça que este processo é feito a dois. Deve seguir á risca a indicação dada e não ceder a tentações nem olhinhos do seu amigo de quatro patas.
Reduzir simplesmente a dose diária de alimento habitual não é a solução. Além de que o seu animal sentirá fome também provoca desequilíbrios, nomeadamente perda da massa muscular.
É indispensável utilizar um alimento dietético com uma composição especifica para o emagrecimento progressivo. Estes alimentos são formulados para satisfazer o apetite do seu animal, mas com menos calorias que o alimento normal. A quantidade de ração indicada deve ser seguida à risca e as guloseimas evitadas ao máximo. Quantas mais refeições conseguir fracionar melhor para evitar a sensação de fome.
Associada à alimentação está também o exercício físico que deverá também ser diário tal como passeios ou brincadeiras com o seu gato.
Um gato ou um cão podem demorar vários meses até atingir o peso ideal, mas não desista, pois os benefícios para a saúde do seu animal são muito significativos – terá um companheiro mais saudável durante mais tempo!
Partilhe esta notícia, escolha a sua rede social!